Voltar

Por que os russos colocam câmeras nos carros?

Vacas caindo na pista, caminhões tombando, manobras arriscadas – todos os dias, vídeos que retratam coisas absurdas em estradas russas são postados na internet. E por que há tantos registros? Lá, todo carro parece ser equipado com câmera filmadora.
E o motivo para isso? É que além das adversidades naturais mostradas nos próprios vídeos – animais, neve, etc. – as estradas russas são povoadas por policiais corruptos (32% da população do país considera a polícia a instituição mais corrupta) e motoristas que mal podem esperar para bater em seu carro. Pelo menos é isso que conta a jornalista russa Marina Galperina neste post. Ela chega a dizer que há psicopatas nas estradas do país.
Na Rússia ocorrem mais acidentes de carro do que em outros países. Em 2011, 200 mil acidentes foram registrados por lá e mais de 28 mil pessoas morreram. Aqui no Brasil, 40 mil pessoas morreram nas estradas no mesmo ano – o número pode parecer maior, mas colocando na balança o número da população brasileira, temos uma média de acidentes per capita maior para a Rússia.
Ou seja, estar equipado com uma câmera de vídeo é uma medida de segurança – afinal, ela pode servir de prova a favor do motorista no caso de um acidente.

Voltar